Accessibility Compliance App - by Xperienz. Uma ferramenta útil na correcção de erros de acessibilidade.
Janeiro 24, 2023
A acessibilidade melhora a usabilidade para todos
Vivemos num mundo onde cada vez mais produtos e serviços estão disponíveis online ou através de ferramentas digitais. Fazemos compras online, preenchemos a declaração de impostos, efectuamos pagamentos nos terminais de Multibanco, entre tantas outras coisas. Mas e alguém cego ou com baixa visão? Ou com limitações motoras? Ou alguém que não ouve? Qualquer pessoa, com ou sem deficiência, tem o mesmo direito a navegar num website, usar uma bilheteira automática ou uma caixa de multibanco.
Para que pessoas com deficiências físicas ou cognitivas possam aceder a websites e ferramentas digitais, estes necessitam de ser desenhados e programados adequadamente. O problema é que, na maioria dos casos, são desenvolvidos com barreiras de acessibilidade que tornam muito difícil, ou até impossível, a sua utilização.
Ao desenvolvermos produtos e serviços digitais acessíveis estamos não só a tornar o seu acesso possível a pessoas com deficiência, mas estamos também a beneficiar utilizadores que experienciem uma limitação temporária (quando temos uma lesão no braço e somos incapazes de utilizar o rato, podemos navegar num website utilizando o teclado) ou situacional (estamos num local ruidoso, sem headphones e precisamos de ligar as legendas para percebermos o que está a ser dito).
Acessibilidade como obrigação legal
A recente Directiva Europeia de Acessibilidade veio alertar, de forma legal, as empresas que oferecem produtos e serviços do dia-a-dia, como bancos, transportes públicos, compras online para a necessidade de oferecerem websites e ferramentas digitais (como terminais de pagamento ou máquinas de emissão de bilhetes) acessíveis a todos os utilizadores, independente da sua habilidade ou deficiência.
Essa Directiva, recentemente transposta para a lei nacional (Decreto-Lei n.º 82/2022), dita que essas empresas têm até 2025 para cumprir os requisitos de Acessibilidade.
Avaliar e corrigir erros de acessibilidade
Uma das formas de atingir a conformidade é avaliar se todos os utilizadores conseguem navegar e completar as tarefas necessárias nos websites, aplicações ou ferramentas digitais.
Neste contexto, a Xperienz tem vindo a realizar avaliações de acessibilidade que procuram determinar a conformidade de websites e aplicações em relação às directrizes do WCAG 2.0 e às regras impostas legalmente.
O que são as WCAG?
As Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web são um conjunto de recomendações para a acessibilidade web publicadas pelo W3C (World Wide Web Consortium), que são aceites e adoptadas universalmente.
As directrizes e critérios de sucesso estão organizados em 4 princípios: Perceptível, Operável, Compreensível e Robusto. Estes organizam-se em três níveis de conformidade: do nível A (o mais básico) ao AAA (o mais alto e mais complexo).
A criação da Accessibility Compliance App
Identificámos nos nossos clientes a necessidade de terem uma ferramenta que os auxiliasse nas correcções dos erros de acessibilidade.
Para simplificar a apresentação da avaliação de acessibilidade dos websites, a Xperienz criou a app Accessibility Compliance. Começamos por fazer um inventário de conteúdos no qual fazemos a recolha exaustiva de todas as página do site. Depois, procedemos à avaliação de cada página e listamos todos os pontos que precisam de correcção.
Cada página apresenta a localização visual do erro, sugestões de correção de código, entre outros aspectos.
Para agilizar a progressão do trabalho de correcção pelos developers e designers é também possível ir marcando a correcção de cada página como concluída.
Vista da listagem das páginas do website na App
Vantagens para empresas e utilizadores
Ao tornar a Web acessível não se está apenas a facilitar o seu acesso aos cerca de 87 milhões de pessoas na União Europeia que possuem uma deficiência (1,5 milhões em Portugal), mas também à crescente população envelhecida ou a qualquer um que experiencie uma incapacidade temporária (ex. lesão no braço) ou situacional (ex. segurar um bebé).
Para além dos utilizadores, também as empresas sairão beneficiadas. O comércio e mobilidade além-fronteiras fica facilitado e existirão mais oportunidades de mercado para os seus produtos e serviços acessíveis.
Mais conteúdos sobre Acessibilidade Web:
- White Paper “Acessibilidade — Criar experiências digitais acessíveis”
- Infografia “Acessibilidade Web”
Quer oferecer um serviço acessível a todos?
A Xperienz pode ajudá-lo a avaliar se todos os utilizadores conseguem navegar e completar as tarefas necessárias no seu website, aplicação os ferramenta digital.
Realizamos auditorias de acessibilidade para avaliar a conformidade com as directrizes do WCAG, identificando erros e apresentando uma possível resolução para que possam ser facilmente resolvidos pela sua equipa. Conduzimos também testes de usabilidade com utilizadores com necessidades especiais que permitem identificar possíveis necessidades, dificuldades ou obstáculos na utilização do website.
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